Estratégias Efetivas de Marketing para Arquitetos, Engenheiros e Designers
Quer ouvir este conteúdo? Experimente ouvir pelo player abaixo.
A construção civil é um dos indicadores de crescimento ou retração da economia de um país. Em épocas de crescimento econômico há aquecimento do setor, ocorrendo o oposto em épocas de recessão. Atualmente o Brasil encontra-se em crescimento econômico, inclusive tendo ultrapassado sem grandes prejuízos a crise financeira que abalou a economia mundial recentemente. Como você pode perceber, projetar o mercado nesta e em outra área qualquer envolve certo índice de imprecisão, pois não podemos afirmar categoricamente os rumos da economia mundial e nacional.
Se a sua empresa está com menos clientes e obras do que o esperado para esta época do ano, saiba que não é um caso isolado! Segundo pesquisa da CNI, aumentou a proporção das empresas do setor da construção que estão com menos contratos do que no ano passado.
Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados. No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!
Como utilizar marketing de conteudo no seu escritório
Toda empresa quer ser vista como o líder em seu setor e uma das melhores maneiras de diferenciar sua empresa dos concorrentes é através da liderança em conteúdo planejado. Dependendo do seu negócio e setor, você pode usar blogs, estudos de caso, guias, infografia ou ebooks, para oferecer informações valiosas para o seu público e demonstrar seu conhecimento no seu segmento. Quanto maior a confiança gerada, maiores as chances de conquistar mais um cliente.
Sites e blogs atualizados com regularidade têm em média, 434% mais links indexados indexados e 97% mais acessos do que outros sites e páginas. Isso significa que tais sites são provavelmente melhor classificados nos resultados de busca e recebem mais credibilidade quando aparecem como resultado, mas isso também significa que eles oferecem à sua audiência mais recursos e razões mais convincentes para a escolhê-los ao invés do concorrente.
Quando falamos em conteúdo, não precisamos nos prender apenas no conteúdo em formato de texto. Na verdade, existem diversas formas de levar sua mensagem para as pessoas através da internet. Alguns exemplos de aplicação do marketing de conteúdo são: e-books (livros digitais), infográficos, podcasts, webinars, vídeos e artigos. Até mesmo um quiz (teste online) pode ser uma forma de levar conteúdo para sua audiência. Todos os formatos que citamos no parágrafo acima, contribuirão para você atrair mais visitantes e expandir sua audiência na internet.
Comtele separou algumas dicas de como utilizar este poderoso marketing na rotina do seu escritório:
- Crie sua Persona– Saber com quem, a forma, como, onde e por que motivo você vai se comunicar é essencial para qualquer estratégia. Criar sua persona é um passo fundamental, pois ela que vai influenciar todo o resto da sua estratégia de marketing.
- Tenha um Site, Blog ou Portfólio– Parece básico, mas infelizmente não é. Ainda é grande o número de arquitetos, engenheiros e designers que não têm site/blog. E os que têm, em sua maioria, estão insatisfeitos com o design e com o resultado gerado. O seu site ou blog é o primeiro passo para você começar a educar seu público, gerar conteúdo e engajar sua audiência com sua marca. Já o seu portfólio é a representação do seu trabalho. Se você fez um projeto incrível, porém não tirou fotos nem colocou online é como se ele não tivesse existido.
- Esteja presente nas Redes Sociais- Independentemente do mercado, estar presente nas redes sociais de que mais gosta é um erro cometido por várias empresas. Lembra da sua persona? É tudo sobre ela. Então, se o seu cliente está presente somente no LinkedIn, não faz muito sentido você estar no Facebook ou Instagram. Para arquitetos, é comum estar no Pinterest, Instagram e Facebook. São excelentes canais de comunicação, engajamento e de abordagem de clientes. Entretanto, vale ressaltar que toda rede social deve trazer resultados em acessos, cadastros e clientes. Somente números de seguidores ou curtidas não darão um retorno prático em projetos. Portanto, faça testes e analise quais redes estão trazendo resultados reais e veja se outras redes como LinkedIn valeriam a pena testar.
- Envio E-mail Marketing– O envio de Email Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram compras. Quando bem planejadas, as campanhas de Email Marketing oferecem altos índices de retorno.
- Envio Torpedo SMS- O SMS possui excelente custo x benefício comparado às formas tradicionais de comunicação como cartas e telefonemas, que atualmente estão sendo substituídas pelo SMS, uma ferramenta de baixo custo e alta efetividade.
A principal forma de oferecer um bom atendimento ao cliente é unindo rapidez e precisão nas informações. Esta é a parte que o Torpedo SMS Comtele pode ser utilizado como uma mola propulsora de satisfação ao seu cliente, pois ele não apenas notifica seu cliente de forma extremamente rápida, como também é um canal que permite seu cliente ser ouvido e, nos dias de hoje, um feedback cliente-empresa é extremamente valioso para uma melhora contínua. Independende do seu nicho de negócio, o torpedo Comtele vai ajudar sua empresa nesta comunicação rápida com o cliente, pois nosso sistema permite personalização de envio, pesquisa interativa, resposta ao SMS enviado em tempo real, relatório de verificação detalhado, com dia/hora e até operadora do seu cliente. Permite ainda o agendamento dos envios e muito mais funcionalidades que só você sendo cliente Comtele, poderá usufruir.
Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode possuir. Se o serviço ou produto prestados forem de qualidade e trazerem satisfação para quem os utiliza, é certeza que este usuário comentará sobre isso com outras pessoas.