Como Criar Estratégias de Marketing Digital para sua Loja Virtual
Quer ouvir este conteúdo? Experimente ouvir pelo player abaixo.
Fato é que o consumidor moderno tem saído cada dia menos de casa para ir às compras. Alguns fatores como o trânsito (cada dia mais lotado) e ter que praticamente lutar por uma vaga no estacionamento para, só então, iniciar o processo de compra, contribuíram para essa mudança de hábitos. Bem se antes não havia saída – era passar por todo este stress para ir às compras ou… passar por todo este stress! – agora o processo de comprar está a um clique das nossas mãos! Hoje são inúmeras lojas virtuais, o que oferece o conforto de comprar sem sair de casa para todo mundo.
Nest post vamos abordar dicas para você fisgar de vez o seu consumidor no ambiente virtual, gerando vendas e fidelidade. Vamos lá!
O que é Marketing Digital?
Em um mercado competitivo as estratégias de marketing digital para e-commerce desempenham um papel cada vez maior no sucesso de uma loja virtual. Ele já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo? Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores. Mas afinal, o que é marketing digital?
Vantagens do Marketing Digital
As redes sociais já estão onipresentes nas nossas vidas. Seja por meio de fotos no Instagram, de notícias no Twitter ou da interação com familiares e amigos no Facebook, essas plataformas se integraram profundamente a nosso cotidiano. E é claro que as empresas não deixariam essa oportunidade de turbinar sua comunicação com o cliente passar.
O uso das redes sociais no E-commerce é cada vez mais comum, seja no marketing ou como item de interação nas páginas de detalhes de produtos ou atendimento aos clientes. Essa é uma tendência irreversível no mundo inteiro e exige dos gestores de comércio eletrônico uma reestruturação de suas rotinas e estratégias, principalmente no que se refere ao marketing.
Sua utilização no comércio eletrônico é uma importante ferramenta para aperfeiçoamento de rotinas e processos de lojas virtuais. Com uma política bem estruturada de mídias sociais associada à sua operação de e-commerce pode trazer vários insights sobre como seu negócio é visto pelo público externo. O feedback gerado nas redes sociais costuma oferecer uma visão isenta sobre as diversas etapas e processos que envolvem o relacionamento da loja virtual e seus clientes, podendo ser usadas para aprimorar diversos processos internos. Questões como qualidade dos produtos, logística e até mesmo educação sobre o uso de alguns produtos, podem ser facilmente levantadas pelas interações de seus clientes, e até mesmo não clientes, através das mídias sociais.
Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.
Como você pôde ver, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado. Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet. Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes. Espero que esse post sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção.
A Comtele possui uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser utilizada, tanto no serviço de SMS como de E-mail Marketing, que conta com funcionalidades de personalização e relatório detalhado sobre a campanha enviada. O que garante maior efetividade e resultado.