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Como utilizar SMS para reduzir atrasos no pagamento

Atualmente existem vários canais, via marketing digital, sendo utilizados no mercado de cobrança para contatar o cliente inadimplente. Mas qual apresenta o melhor custo x benefício? Há várias respostas para essa pergunta, pois cada nicho de clientes apresenta um comportamento diferente mediante a cada canal de contato. As características que influenciam na resposta de cada canal são a faixa de atraso (aging), produto e/ou segmento, região e a idade do inadimplente.

ESTRATÉGIAS DE COBRANÇA

Antes de começar, queria fazer uma pergunta: sua empresa tem uma estratégia de cobrança? Se a resposta foi não, está na hora de ter! Traçar uma estratégia pode te ajudar a reduzir drasticamente seus devedores.

Abaixo preparamos um super eBook para você começar agora mesmo traçar sua estratégia de cobrança.

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Manter as contas de sua empresa em dia vai muito além de organizar pagamentos e ter uma boa rotina de vendas. É preciso garantir que as dívidas de seus clientes inadimplentes não se acumulem e gerem grandes prejuízos para a empresa.

Em todo o país, o número de consumidores inadimplentes teve crescimento de 1,31% em maio 2017, na comparação com abril, informa levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Esta foi a maior variação positiva desde março de 2015, quando a alta atingiu 2,2%.

Em relação a maio de 2016, houve queda de 0,50%, a terceira redução consecutiva nessa comparação anual.

m números absolutos, estima-se que 60,1 milhões de brasileiros estejam com restrições de crédito, quase 40% da população adulta.

Ao ter um nível alto de inadimplência, seu empreendimento tem que racionar gastos, deixar de fazer investimentos e até correr o risco de ter

as suas atividades comprometidas. Por essas razões, é preciso estabelecer um sistema de cobrança de clientes inadimplentes.

Ao decidir qual a melhor maneira de cobrar um cliente, você não deve levar em conta somente a probabilidade do compromisso ser quitado. Antes disso, você precisa se preocupar em se comunicar com o devedor de maneira respeitosa.

Além de dispensar o tempo da equipe que efetua chamadas, ao utilizar o SMS Comtele, sua empresa envia um recado sobre o débito por mensagem, o cliente pode responder e até receber o código de barras para pagamento de forma segura. A cobrança acontece de forma rápida, com uma abordagem diferente, é como se fosse um lembrete do débito e não uma cobrança protestada que constrange o consumidor. Dessa forma, podemos dizer que as mensagens de texto são bem aceitas pelos consumidores, a prova é que 30% das pessoas que recebem o lembrete da dívida entram em contato para renegociação das dívidas maiores ou realizam o pagamento dentro de 15 dias.

Comtele conta com SMS Corporativo, Marketing e  Interativo, poderosas ferramentas de comunicação e fidelização do seu cliente . A utilização das mensagens de celular geram várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com impressão, postagem, etc.

Mas como cobrar dívidas e ainda manter uma relação amigável? Como garantir que essas pessoas continuarão a comprar em sua empresa? Confira as nossas dicas neste post!

A facilidade de acesso também é um diferencial. Praticamente todo mundo hoje possui um celular, visto que o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse assunto. Segundo a Anatel, em janeiro de 2014, o número de smartphones cresceu 99% comparado em apenas um ano. Em 2014, o acesso à internet por dispositivos móveis superou o acesso por desktops. De acordo com a International Data Corporation (IDC), as vendas de smartphones e tablets vão continuar crescendo, atingindo US$ 484 bilhões em 2015, mas menos acelerado se comparado aos anos anteriores. No Brasil, o crescimento do tráfego de dados móveis até

2018 deverá ser de 11 vezes o atual, crescendo mais de 60% ao ano. O mercado de aplicativos incluindo o mercado de cobrança, movimentou uma renda de US$ 27 bilhões em 2013, e de acordo com pesquisas recentes da Gartner, o mercado de aplicativos pode atingir US$ 77 bilhões em 2017.

Outra ferramenta que a Comtele possui para uma cobrança efetiva e personalizada, é o E-mail Marketing. O uso do email é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece. A concentração por parte do público-alvo é muito maior quando a mensagem chega diretamente em sua caixa de e-mails. E analisando alguns números, verificamos que 91% dos consumidores relatam abrir o email ao menos uma vez no dia; 82% dos usuários mobile recebem e enviam emails diariamente utilizando smartphones. O email é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um email, por exemplo).

2018 deverá ser de 11 vezes o atual, crescendo mais de 60% ao ano. O mercado de aplicativos incluindo o mercado de cobrança, movimentou uma renda de US$ 27 bilhões em 2013, e de acordo com pesquisas recentes da Gartner, o mercado de aplicativos pode atingir US$ 77 bilhões em 2017.

Outra ferramenta que a Comtele possui para uma cobrança efetiva e personalizada, é o E-mail Marketing. O uso do email é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece. A concentração por parte do público-alvo é muito maior quando a mensagem chega diretamente em sua caixa de e-mails. E analisando alguns números, verificamos que 91% dos consumidores relatam abrir o email ao menos uma vez no dia; 82% dos usuários mobile recebem e enviam emails diariamente utilizando smartphones. O email é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um email, por exemplo).

Através da ferramenta de envio de Email Marketing Comtele você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambiente corporativo. Somado a isso, o fato de quase todo mundo ter um smartphone faz o email ganhar ainda mais força. Além disso, os emails são uma forma de contato mais direta e personalizada.

O envio de Email Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados garantindo além de uma cobrança efetiva, a fidelização do seu cliente. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram compras. Quando bem planejadas, as campanhas de cobrança via E-mail oferecem altos índices de retorno.

Algumas dicas são preciosas no momento em que se realiza uma cobrança, seja ela via SMS ou E-mail:

  • Respeite: A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes forem necessárias: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. Lembre-se de que antes de mais nada ele é o seu cliente, portanto trate-o como tal. Neste quesito a Comtele ajuda a sua empresa com envio do SMS personalizado, pois além de ser uma cobrança pessoal, o cliente não é importunado e consegue realizar a resposta pelo mesmo SMS que ele recebeu.
  • Prepare sua Equipe: Sua empresa não pode entrar em contato com um cliente que esta em débito, sem antes se informar sobre cada detalhe que envolve a pendência. Antes de começar a negociação, tenha em mãos os valores devidos, produtos adquiridos, termos da venda e datas de vencimento, definições que foram acordadas antes da compra. Com base nisso, monte sua mensagem de texto de forma personalizada, com maior numero de informações para que seu cliente posso analisar e lhe dar melhor retorno.
  • Seja Assertivo: Ser educado e não usar um tom acusativo não quer dizer que você precisa deixar o cliente com o controle da conversa. Seja direto e claro quanto ao assunto da mensagem de celular enviada e use um tom positivo para facilitar a solução do problema.
  • Dê Alternativas: Por fim, apenas cobrar não adianta, na maioria dos casos você e o seu cliente precisam chegar a um consenso e definir os novos termos de pagamento. Muitas vezes, ele não paga o que deve porque não tem o dinheiro no momento – e não porque não quer quitar a dívida. Nesse caso, proponha soluções como o parcelamento do valor e negocie de uma forma que seu cliente consiga honrar com acordo firmado.

Na hora de realizar a sua cobrança, tenha em mente que é possível que a dívida seja algo fora do comum na vida do devedor, ou seja, depois que o problema for resolvido, ele pode voltar a comprar, que apenas atrasou o pagamento. Seguindo as dicas acima e praticando uma cobrança amigável, você tem mais chances não apenas de receber o que lhe é devido, mas também de fidelizar esse tipo de cliente. Somente opte por incluir o nome do inadimplente em cadastros de proteção ao crédito se a pessoa não aceitar o diálogo.

Existe uma infinita possibilidade na utilização de SMS na rotina de cobrança da sua empresa, agora é so escolher o serviço que melhor irá te atender. A Comtele estará junto com você, proporcionando resultados e oferecendo o melhor custo x benefício.

Não é só SMS, é a sua solução de cobrança

Como vimos ao longo deste post, o SMS de cobrança é uma forma muito mais prática e barata na hora de abordar o cliente inadimplente. A Comtele conta com uma ferramenta de cobrança via SMS que auxilia seu negócio na recuperação de crédito junto aos devedores.

O sistema de SMS Comtele traz ainda diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de incluir o nome do seu cliente, data de vencimento, código de barras e valor em aberto, entre outros recursos.

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