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Comunicação Empresarial – Por que é Importante?
Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros.
Com a “explosão” da internet, nos últimos anos, a comunicação empresarial passou a aparecer na lista de prioridades de grande parte dos negócios e empresas. Afinal, nenhuma empresa vive isolada, não é mesmo? Porém, não basta se comunicar de qualquer jeito, é preciso “vender o peixe” e passar uma imagem positiva da organização para todos os públicos com os quais ela se relaciona.
A internet veio com força total para facilitar a troca de mensagens e permitir que literalmente os conteúdos deem a volta ao mundo, mesmo que sejam críticas e reclamações.
A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.
Pense como Cliente
E se o seu cliente fosse… você?! Muitas horas dentro de um escritório, avaliando o comportamento do seu consumidor e as suas condições de compra, podem torná-lo limitado à caixinha que é a sua sala. Conheça os processos de atendimento, explore condições adicionais que você gostaria de receber como cliente, imprima vontades e necessidades
distintas que a sua empresa deverá solucionar. Esteja atento à qualidade dos produtos, do atendimento e também da comunicação. Experimente confiar no que você vê e ouve e não naquilo que você já pensa que já conhece sobre a sua empresa.
Comunique-se da melhor forma possível
Seja claro, simples e objetivo nas mensagens que emite. Quando um consumidor chega até você, na maioria das vezes, ele já possui um problema a ser solucionado. Não amplifique a situação oferecendo informações confusas, inúteis ou
duvidosas. Busque conhecê-lo, deixe que o cliente exponha o motivo que o levou até você, faça perguntas, capte sinais e entenda bem o que ele procura antes de qualquer ação. Só então você conseguirá desenvolver empatia e colocar-se no lugar de quem está recebendo o atendimento. Não esqueça: o cliente só voltará a negociar com você se a primeira compra tiver sido vantajosa, sem problemas ou se um eventual problema for rápida e tranquilamente resolvido.
Interaja e Ouça seu cliente
Quando você interage com os clientes regularmente, é capaz de identificar seus problemas. Essa informação pode ser usada para ajustar suas mensagens e ajudá-lo a atingir as expectativas deles. Escutar o feedback de clientes contribui ainda para ajudá-los a entender quais funcionalidades ou serviços devem ser mantidos, e quais devem
ser eliminados. Com isso, você terá clientes satisfeitos e que, muito provavelmente, não sairão em busca de concorrentes para atendê-los. O feedback é um dos pilares do marketing de relacionamento, e uma das melhores formas de realizar este tipo de pesquisa é via pesquisa de satifação por SMS, pois você conseguirá enviar uma mensagem de texto personalizada que fará com que seu cliente saiba o quanto a opinião dele em relação a sua empresa é importante, o que gera fidelidade pois cliente sente-se parte importante da sua organização.
Essas dicas são apenas o início de uma grande jornada para que sua empresa domine a comunicação junto ao cliente e tenha como resultado a fidelização dele junto a sua marca.
A fidelização de clientes é um desafio para todas as empresas neste mundo digital, mas é um componente essencial para o crescimento do seu negócio e lembre-se que estar em busca de um constante crescimento e aperfeiçoamento são fatores importantes para acompanhar as mudanças e necessidades do mercado.
Conte sempre com a Comtele em todas as fases de comunicação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.