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Comunicação, Relacionamento e Fidelização do Cliente

Em uma época em que a própria comunicação é tão valorizada, com a popularização da internet e, principalmente das redes sociais, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante com os colaboradores e o público externo que era tão normal há algum tempo. Neste post vamos abordar as melhores formas e ferramentas de comunicação e fidelização que sua empresa pode utilizar. Vamos lá!

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Comunicação Empresarial – Por que é Importante?

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros.

Com a “explosão” da internet, nos últimos anos, a comunicação empresarial passou a aparecer na lista de prioridades de grande parte dos negócios e empresas.  Afinal, nenhuma empresa vive isolada, não é mesmo?  Porém, não basta se comunicar de qualquer jeito, é preciso “vender o peixe” e passar uma imagem positiva da organização para todos os públicos com os quais ela se relaciona.

A internet veio com força total para facilitar a troca de mensagens e permitir que literalmente os conteúdos deem a volta ao mundo, mesmo que sejam críticas e reclamações.

A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.

Se antes as empresas só se preocupavam com sua imagem externamente, perante a comunidade ou figuras de influência, hoje, com a evolução da tecnologia, o conhecimento cada vez maior dos colaboradores sobre seus direitos e o aumento da importância do caráter humano das corporações, elas precisam trabalhar sua comunicação empresarial de forma integrada e ampla, dando atenção tanto ao externo quanto ao interno.  E atualmente o que não faltam são meios para que as empresas se comuniquem e atinjam seus públicos de interesse de forma efetiva e é importante saber usar cada um deles de forma eficiente e adequada.  A comunicação empresarial, que antes se apoiava em memorandos, murais de aviso e notas nos cantos dos jornais, foi potencializada e hoje conta com meios muito mais efetivos e abrangentes. Enquanto há alguns anos você conseguia atingir colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada, hoje, com alguns cliques você garante que pessoas do mundo inteiro vejam sua mensagem com qualidade total e quase em tempo real.

Comtele possui ferramenta de envio SMS Corporativo, que através de uma banco de dados formado pelo cliente, consegue comunicação efetiva, personalizada e rápida com cliente, com apenas um clique.

A grande vantagem do sistema de envio de mensagem de texto  na utilização do seu marketing digital, é que própria empresa que contrata o serviço para utilizar esta função de marketing online, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de enviar sms: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros. O SMS Corporativo Comtele possui excelente custo x benefício comparado às formas tradicionais de comunicação como cartas e telefonemas, que atualmente estão sendo substituídas pelo SMS, uma ferramenta de baixo custo e alta efetividade.

A principal forma de ser assertivo com sua comunicação empresarial é unindo rapidez e precisão nas informações. Com o web torpedo Corporativo Comtele, enviar sms pode ser utilizado como uma mola propulsora de satisfação ao seu cliente, pois ele não apenas pode ser utilizado para notificar seu cliente de forma extremamente rápida, como também é um canal que permite, ao mandar sms, que seu cliente seja ouvido e, nos dias de hoje, um feedback cliente-empresa é extremamente valioso para uma melhora contínua, e nada tão certeiro como envio de sms em massa.

Se Comunicar para Fidelizar

A imagem que uma empresa passa aos seus clientes é formada de informações diretas e indiretas e valores praticados. Desde a fachada de uma loja física ou virtual, até a forma de cumprimentar ou falar com o cliente. Engana-se a empresa que encara seus produtos ou serviços como seu único diferencial.  A qualidade do relacionamento com o cliente e a credibilidade que ele atribui a uma marca são, sim, as principais fontes de fidelidade e de transações rentáveis para a sua organização. Conquistar clientes é um trabalho diário, que exige investimento, dedicação e atenção especial. Manter e desenvolver os clientes conquistados depende do relacionamento e da confiança. Só assim é possível fazer com que o seu cliente aumente o seu volume de compras e os ganhos para os dois lados.

De acordo com Harvard Business School, um aumento na retenção de clientes em apenas 5%, pode levar a um aumento nos lucros de 25% a 95%.  A fidelização de clientes é importante para o crescimento de qualquer negócio bem sucedido. Mas se você é como a maioria das empresas lá fora atualmente, sabe o quanto isso é difícil! Sabemos que nenhum negócio é perfeito, e que ninguém gosta de perder clientes.

Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente. Com o nível de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços de ótima qualidade, pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não garante a fidelização.

Separamos algumas dicas para você melhorar o relacionamento e fidelizar clientes na sua empresa:

Pense como Cliente

E se o seu cliente fosse… você?! Muitas horas dentro de um escritório, avaliando o comportamento do seu consumidor e as suas condições de compra, podem torná-lo limitado à caixinha que é a sua sala. Conheça os processos de atendimento, explore condições adicionais que você gostaria de receber como cliente, imprima vontades e necessidades

distintas que a sua empresa deverá solucionar. Esteja atento à qualidade dos produtos, do atendimento e também da comunicação. Experimente confiar no que você vê e ouve e não naquilo que você já pensa que já conhece sobre a sua empresa.

Comunique-se da melhor forma possível

Seja claro, simples e objetivo nas mensagens que emite. Quando um consumidor chega até você, na maioria das vezes, ele já possui um problema a ser solucionado. Não amplifique a situação oferecendo informações confusas, inúteis ou

duvidosas. Busque conhecê-lo, deixe que o cliente exponha o motivo que o levou até você, faça perguntas, capte sinais e entenda bem o que ele procura antes de qualquer ação. Só então você conseguirá desenvolver empatia e colocar-se no lugar de quem está recebendo o atendimento. Não esqueça: o cliente só voltará a negociar com você se a primeira compra tiver sido vantajosa, sem problemas ou se um eventual problema for rápida e tranquilamente resolvido.

Interaja e Ouça seu cliente

Quando você interage com os clientes regularmente, é capaz de identificar seus problemas. Essa informação pode ser usada para ajustar suas mensagens e ajudá-lo a atingir as expectativas deles. Escutar o feedback de clientes contribui ainda para ajudá-los a entender quais funcionalidades ou serviços devem ser mantidos, e quais devem

ser eliminados. Com isso, você terá clientes satisfeitos e que, muito provavelmente, não sairão em busca de concorrentes para atendê-los. O feedback é um dos pilares do marketing de relacionamento, e uma das melhores formas de realizar este tipo de pesquisa é via pesquisa de satifação por SMS, pois você conseguirá enviar uma mensagem de texto personalizada que fará com que seu cliente saiba o quanto a opinião dele em relação a sua empresa é importante, o que gera fidelidade pois cliente sente-se parte importante da sua organização.

Essas dicas são apenas o início de uma grande jornada para que sua empresa domine a comunicação junto ao cliente e tenha como resultado a fidelização dele junto a sua marca.

A fidelização de clientes é um desafio para todas as empresas neste mundo digital, mas é um componente essencial para o crescimento do seu negócio e lembre-se que estar em busca de um constante crescimento e aperfeiçoamento são fatores importantes para acompanhar as mudanças e necessidades do mercado.

Conte sempre com a Comtele em todas as fases de comunicação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.