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Datas Comemorativas Marketing

As Datas Comemorativas são ótimas oportunidades para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as suas vendas sazonais.

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

As Datas Comemorativas são ótimas oportunidades para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as suas vendas sazonais.

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

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Portanto, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.

Por esse motivo, ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bem materiais e também para outras coisas, tal como festas ou eventos que acontecem durante dias ou meses específicos.

Quando aplicamos a palavra sazonalidade aos negócios, queremos nos referir às suas vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.

Um bom planejamento pode fazer toda a diferença em suas campanhas de marketing. Procure criar campanhas inovadoras e explore os pontos mais relevantes das datas comemorativas.

Traçar uma estratégia de marketing corretamente envolve pesquisa, planejamento e desenvolvimento criterioso por parte da sua empresa. Além de oferecer uma promoção, produto ou serviço específico, o seu público-alvo precisa conhecer a sua campanha e sua empresa precisa chegar até eles.

Quando bem exploradas, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas de qualquer empresa. Mas para fazer uma campanha de marketing sazonal eficiente é preciso mais do que listar as datas que podem ser trabalhadas por sua organização. Neste caso, o planejamento de cada passo até concluir seus objetivos é fundamental.
Comtele te ajuda a explorar as datas comemorativas e aumentar a visibilidade de seu negócio, e você poderá ler nest post algumas formas de fazer suas campanhas de marketing sazonal. Confira!

Planejamento-> Para que sua ação de marketing sazonal conquiste os resultados esperados é indispensável que os clientes sejam informados a tempo. Principalmente, para que eles desenvolvam o interesse por seus produtos ou serviços na data comemorativa escolhida por você.

Por isso, é essencial que você faça um planejamento cuidadoso de cada uma de suas ações. Isso permite a criação de peças promocionais para a divulgação de sua campanha e prepara você para um possível aumento na demanda que a promoção na data comemorativa pode gerar.

O planejamento detalhado permite um bom levantamento de ideias, além da criação de promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha.

Isso ajudará, e muito, a se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas possam gerar, ajudando também a criar condições para que elas sejam cada vez mais previsíveis.

Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer.

Para que a campanha seja o mais eficiente possível, é preciso que as datas comemorativas sejam selecionadas com cuidado. Até porque, na maioria dos casos, é preciso direcionar o foco para os momentos certos.

Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de marketing sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho. Portanto, é importante analisar constantemente o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.

Mostre ao seu cliente que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura. O contato pode ser feito via SMS, por E-mail Marketing, via rede social, da forma que desejar.

Além de garantir uma comunicação clara com seus clientes, planejar com antecedência ajuda a antecipar problemas que poderiam ser gerados em uma campanha de datas comemorativas.

Defina seu público-> Toda empresa tem um público alvo, que pode ou não ser bem diversificado. O público-alvo está relacionado ao produto que sua empresa comercializa ou aos serviços que ela presta. Não somente a isso, mas está relacionado também a critérios como a região em que sua empresa está localizada.

A determinação adequada do público-alvo envolve uma série de informações, como comportamento de compra, hábitos de consumo, preferências, dados demográficos e socioeconômicos, poder aquisitivo e outras coisas.

Defina a mensagem da sua campanha-> Assim como em qualquer campanha de marketing, é preciso definir a mensagem que a empresa queira passar. Portanto, pense em qual é a história que você quer contar e como ela se encaixa com a jornada de compras do cliente.

Nesse sentido, é importante estabelecer quais são as emoções e sentimentos que gostaria de despertar no cliente e quais os próximos passos ou possíveis ações após ele interagir com a campanha.

Não se descuide do Atendimento: Bom atendimento sempre agrega valor ao negócio. Não adianta caminhar até aqui e pisar na bola na hora da entrega ou de responder dúvidas e perguntas que chegaram nos canais online de sua empresa.

O atendimento é a solução! Os colaboradores carregam grande parcela da responsabilidade no sucesso de todo e qualquer negócio, uma vez que representam a imagem e conduta da empresa, principalmente aqueles que mantêm contato direto e interagem com o cliente.

Para atingir o nível de excelência contínua das equipes de forma permanente, é preciso disseminar uma cultura organizacional em que todos compreendam a importância do atendimento e compartilhem verdadeiramente a mesma filosofia, naturalmente se sentindo motivados a entregar um atendimento diferenciado a seus clientes.

Fique atento à imagem que você atribui a sua empresa/negócio com atendimento que fornece a ele.

Ofereça Benefícios diferenciados: Somar forças é fazer a diferença. O empreendedor que percebe isso encontra benefícios para ele e para seu cliente.

Para cativar seus clientes e superar a concorrência, é preciso oferecer benefícios. Considere, por exemplo, bancar o valor do frete a partir de um determinado valor, estimular vendas de mais de um produto e criar promoções temáticas. Uma ótima maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando as pessoas. Afinal, durante a maior parte dos feriados e datas especiais, as pessoas estão presenteando umas às outras. Promoções e sorteios aumentam o engajamento e alcance das suas campanhas. A empresa pode incorporar essa estratégia ao seu negócio.

Utilize Redes Sociais: Não é novidade dizer que as redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento cliente x empresa. A oportunidade de falar diretamente com quem consome o produto ou serviço e, entre outras coisas, a de dar ao público um retorno imediato tornou tais canais indispensáveis para quem tem como grande meta crescer no mercado e firmar-se nele.

As redes sociais, que são poderosas ferramentas de marketing de relacionamento, tornaram-se um meio propício para que marcas apresentem suas propostas, exaltem suas vantagens, explorem todo seu potencial criativo para conquistar o cliente mais exigente e, sobretudo, testem a capacidade que têm de lidar com reclamações. É lá onde as pessoas mais falam de seus descontentamentos, visto que esse tipo de atitude, dada a exposição, acelera possíveis correções a fim da garantir a tão desejada satisfação do cliente.

Atualmente é indispensável que uma empresa tenha uma presença online e pratique seu marketing em redes sociais. Porém, é importante reforçar que não basta estar em todas as redes e não utilizá-las de maneira correta.

O que realmemte vale é descobrir onde o seu público está. E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que o seu nicho de negócio não está lá. Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

Para finalizar nosso post, podemos dizer que, se tanto o mercado de vendas de produtos, quanto de serviços aquecem consideravelmente nas datas comemorativas, obviamente uma empresa que deseja deixar usufruir do que essas datas têm a oferecer para o crescimento das vendas precisam de um bom marketing.

É exatamente a capacidade da empresa de se posicionar de forma correta e para o seu público certo, que faz com que ela aproveite ou não o potencial das datas comemorativas.

A questão é que, apenas a criação de uma promoção qualquer não representa o atrativo suficiente para você alcançar o objetivo de aparecer e vender mais. É preciso entender o mercado, nesse caso, como o público vê a data e o que ela representa para o mercado atual. Assim desenvolver as ações de marketing de acordo com o momento.

E em todas estas etapas a Comtele ajuda você, fornecendo as melhores ferramentas de comunicação, de uma forma personalizada e rápida.