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Estratégias Efetivas de Marketing para Arquitetos, Engenheiros e Designers

Estratégias de marketing são essenciais para qualquer segmento que deseja ter seu nome reconhecido no mercado, se tornar autoridade e conquistar muito mais clientes. Porém, o marketing pode ser um mundo bem distante pra quem está acostumado com a arquitetura, engenharia e setor de design e aposto que você vai concordar comigo que está cada vez mais difícil conseguir clientes e que, por mais que você se esforce, vá em eventos, faça novos contatos e ainda dê descontos, ainda assim você não consegue fechar tantos projetos quanto gostaria.

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A construção civil é um dos indicadores de crescimento ou retração da economia de um país. Em épocas de crescimento econômico há aquecimento do setor, ocorrendo o oposto em épocas de recessão. Atualmente o Brasil encontra-se em crescimento econômico, inclusive tendo ultrapassado sem grandes prejuízos a crise financeira que abalou a economia mundial recentemente. Como você pode perceber, projetar o mercado nesta e em outra área qualquer envolve certo índice de imprecisão, pois não podemos afirmar categoricamente os rumos da economia mundial e nacional.

Se a sua empresa está com menos clientes e obras do que o esperado para esta época do ano, saiba que não é um caso isolado! Segundo pesquisa da CNI, aumentou a proporção das empresas do setor da construção que estão com menos contratos do que no ano passado.

O Índice Nacional de Custo da Construção – Mensal (INCC-M) registrou, em novembro, a mesma taxa do mês anterior, de 0,17%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de -0,05%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,03%.

O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,36%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,30%. Este índice é utilizado para calcular o reajuste do financiamento de imóveis em construção, por isso é importante prestar atenção a eles. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

O índice que mede a intenção de investimento das empresas de construção também caiu em novembro após acumular alta de 3,5 pontos nos três meses anteriores. O indicador atingiu 27,3 pontos, 1,5 ponto menor que o observado em outubro e 8,4 pontos inferior à média da série histórica iniciada em novembro de 2013.

Se o passado serve de indicação, o ano de 2017 não deve ser o pior nem o melhor para a Economia, assim como 1993 não o foi. O ano que se segue a uma crise econômica ou política costuma ser de acomodação e reestruturação.

Os bons ventos ainda não devem voltar a soprar para as gigantes da construção em 2017, ainda bastante abaladas pelos efeitos da Operação Lava Jato. Neste contexto, abrem-se oportunidades para as pequenas e médias empresas se destacarem e assumirem parte da demanda, que volta a florescer.  Pensemos pelo lado dos bancos. Banco vive de emprestar dinheiro. Não havendo mais tanta demanda por parte das grandes construtoras, que tiveram sua capacidade de endividamento esfrangalhada, o crédito será destinado a quem possa apresentar garantias e tenha boa higidez financeira. Quem são essas empresas? São empresas de porte médio que conseguiram ao longo do tempo resistir à tentação de viverem alavancadas por empréstimos.  Pensemos pelo lado dos investidores. Se você fosse gestor de uma considerável massa de dinheiro, você preferiria investir na aquisição de uma empresa (ou de parte dela) agora no período de baixa ou quando o mercado estiver aquecido? Obviamente que agora — e o mercado já está vendo essa movimentação.

Segundo o consultor econômico Ricardo Amorim, a chamada Era da Informação ocasionou o maior crescimento já registrado entre os países emergentes. Em 2015, de cada U$1 produzido, U$0,73 vieram de países emergentes. Dessa forma é possível acreditar que o Brasil deve se recuperar em breve.  Ainda segundo Amorim, os primeiros setores a se recuperarem depois de uma crise costumam ser o automotivo e o imobiliário.

Apesar de não termos visto uma recuperação significativa em números ainda, as projeções apontam para que isso aconteça gradativamente. O consultor econômico aconselha que o melhor momento para investir é agora, em que o pessimismo domina quem está desinformado. O pior já passou e a recuperação deve ser lenta mas progressiva a partir de agora.

Analisando este cenário a Comtele oferece ferramentas para impulsionar o contato com clientes, atendendo e fidelizando de forma efetiva, com excelente custo x beneficio.

Já parou para pensar em como a sua empresa é vista por seus clientes?

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Esse é um termo que está em voga nos últimos anos, mas parece passarem longe da realidade de muitos arquitetos, engenheiros e designers.

Essa é uma estratégia de divulgar o seu trabalho através da produção de conteúdo para o público-alvo. Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em todo o processo de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca.

A essência do marketing de conteúdo é entregar algo de valor para as pessoas que te acompanham ou para aqueles que virão a conhecer seu trabalho. Produzir um conteúdo de qualidade pode ser a porta de entrada para que muitas pessoas sintam confiança em adquirir algum produto ou serviço que você oferece.

A cada dia que passa, as pessoas buscam por mais informações, pesquisam mais sobre produtos e serviços e querem entender melhor como as coisas funcionam. É através do marketing de conteúdo que você conseguirá atrair essas pessoas para o seu site. Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave eficiente, você conseguirá identificar quais são as buscas mais comuns no seu nicho de mercado.

Nera atual, a informação está por toda parte e de fácil acesso a qualquer pessoa. Mais de 500 milhões de novas pesquisas são feitas diariamente no Google. Logo, as pessoas estão se educando. E isso transformou a forma de fazer marketing. Principalmente o Marketing Digital, pois antigamente bastava você fazer um outdoor, uma propaganda na revista ou televisão e o sucesso era garantido.

Atrair clientes para os escritórios de arquitetura é uma dificuldade de muitos profissionais. As estratégias promocionais parecem complexas e cheias de recursos. Porém, em tempos digitais, é muito simples atrair seu público alvo. Existem diversas estratégias que fazem as pessoas conhecerem seu trabalho e aumentar o alcance do escritório.

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados. No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!

Como utilizar marketing de conteudo no seu escritório

Toda empresa quer ser vista como o líder em seu setor e uma das melhores maneiras de diferenciar sua empresa dos concorrentes é através da liderança em conteúdo planejado. Dependendo do seu negócio e setor, você pode usar blogs, estudos de caso, guias, infografia ou ebooks, para oferecer informações valiosas para o seu público e demonstrar seu conhecimento no seu segmento. Quanto maior a confiança gerada, maiores as chances de conquistar mais um cliente.

Sites e blogs atualizados com regularidade têm em média, 434% mais links indexados indexados e 97% mais acessos do que outros sites e páginas. Isso significa que tais sites são provavelmente melhor classificados nos resultados de busca e recebem mais credibilidade quando aparecem como resultado, mas isso também significa que eles oferecem à sua audiência mais recursos e razões mais convincentes para a escolhê-los ao invés do concorrente.

Quando falamos em conteúdo, não precisamos nos prender apenas no conteúdo em formato de texto. Na verdade, existem diversas formas de levar sua mensagem para as pessoas através da internet. Alguns exemplos de aplicação do marketing de conteúdo são: e-books (livros digitais), infográficos, podcasts, webinars, vídeos e artigos. Até mesmo um quiz (teste online) pode ser uma forma de levar conteúdo para sua audiência.  Todos os formatos que citamos no parágrafo acima, contribuirão para você atrair mais visitantes e expandir sua audiência na internet.

Comtele separou algumas dicas de como utilizar este poderoso marketing na rotina do seu escritório:

  • Crie sua Persona– Saber com quem, a forma, como, onde e por que motivo você vai se comunicar é essencial para qualquer estratégia. Criar sua persona é um passo fundamental, pois ela que vai influenciar todo o resto da sua estratégia de marketing.
  • Tenha um Site, Blog ou Portfólio– Parece básico, mas infelizmente não é. Ainda é grande o número de arquitetos, engenheiros e designers que não têm site/blog. E os que têm, em sua maioria, estão insatisfeitos com o design e com o resultado gerado. O seu site ou blog é o primeiro passo para você começar a educar seu público, gerar conteúdo e engajar sua audiência com sua marca. Já o seu portfólio é a representação do seu trabalho. Se você fez um projeto incrível, porém não tirou fotos nem colocou online é como se ele não tivesse existido.
  • Esteja presente nas Redes Sociais- Independentemente do mercado, estar presente nas redes sociais de que mais gosta é um erro cometido por várias empresas. Lembra da sua persona? É tudo sobre ela. Então, se o seu cliente está presente somente no LinkedIn, não faz muito sentido você estar no Facebook ou Instagram. Para arquitetos, é comum estar no Pinterest, Instagram e Facebook. São excelentes canais de comunicação, engajamento e de abordagem de clientes. Entretanto, vale ressaltar que toda rede social deve trazer resultados em acessos, cadastros e clientes. Somente números de seguidores ou curtidas não darão um retorno prático em projetos. Portanto, faça testes e analise quais redes estão trazendo resultados reais e veja se outras redes como LinkedIn valeriam a pena testar.
  • Envio E-mail Marketing– O envio de Email Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram compras. Quando bem planejadas, as campanhas de Email Marketing oferecem altos índices de retorno.
  • Envio Torpedo SMS- O SMS possui excelente custo x benefício comparado às formas tradicionais de comunicação como cartas e telefonemas, que atualmente estão sendo substituídas pelo SMS, uma ferramenta de baixo custo e alta efetividade.

A principal forma de oferecer um bom atendimento ao cliente é unindo rapidez e precisão nas informações. Esta é a parte que o Torpedo SMS Comtele pode ser utilizado como uma mola propulsora de satisfação ao seu cliente, pois ele não apenas notifica seu cliente de forma extremamente rápida, como também é um canal que permite seu cliente ser ouvido e, nos dias de hoje, um feedback cliente-empresa é extremamente valioso para uma melhora contínua.  Independende do seu nicho de negócio, o torpedo Comtele vai ajudar sua empresa nesta comunicação rápida com o cliente, pois nosso sistema permite personalização de envio, pesquisa interativa, resposta ao SMS enviado em tempo real, relatório de verificação detalhado, com dia/hora e até operadora do seu cliente. Permite ainda o agendamento dos envios e muito mais funcionalidades que só você sendo cliente Comtele, poderá usufruir.

Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode possuir. Se o serviço ou produto prestados forem de qualidade e trazerem satisfação para quem os utiliza, é certeza que este usuário comentará sobre isso com outras pessoas.