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Inteligencia Artificial- Sua empresa esta preparada

Inteligenia Artificial

Enquanto corporações como a Apple, o Facebook e a Tesla lançam inovações e mudanças revolucionárias sobre a forma como interagimos com a tecnologia de aprendizagem em máquina, muitas empresas ainda não sabem o que é inteligência artificial e como está sendo usada hoje pelas empresas, grandes ou pequenas. Usar a inteligência artificial para uma melhor experiência do consumidor, análises preditivas e marketing direcionado, certamente irá fornecer um grande ROI para os negócios.
Para resolver isso, desvende agora com nosso post o que é inteligência artificial e suas diversas aplicações, vamos lá!

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Desvendando o que é IA

Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.

Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo da IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas.

Na verdade, é nos anos 60 em que esta ciência recebe a alcunha de Inteligência Artificial e os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas, como raciocinar, mas é nos anos de 1990 que ela tem um grande impulso, consolidando-a verdadeiramente como a base dos estudos da IA.

A inteligência artificial tornou-se uma parte essencial do setor de tecnologia. A pesquisa associada à inteligência artificial é altamente técnica e especializada.  Inclui a programação de computadores para determinados traços, tais como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos.  Resumindo, uma máquina programada para utilizar a inteligência artificial tem a capacidade de decidir entre opções pré-estabelecidas, qual é a melhor. Isso é feito com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema.  Assim, é possível dizer que a máquina “aprende” na medida em que o banco de dados cresce, o que torna as decisões cada vez mais complexas.

Formas de utilizar IA na prática

Sistemas inteligentes já estão presentes no nosso cotidiano, diversos deles, porém, passam despercebidos.
Para que você analise quais setores IA tem maior impacto e como que sua empresa pode tomar vantagem nisto, listamos os segmentos que mais chamam atençao em sua utilização:

1-) Personalizar a experiência do usuário: Essa é a área mais crucial onde a IA pode forçar a entrada e criar um impacto significativo. Os smartphones tornaram as pessoas mais conectadas entre si e com as várias possibilidades de empresas e serviços. Mas, por outro lado, desenvolveram um novo comportamento que exige das empresas mudanças contínuas em diversos aspectos do negócio. Tendo tudo na palma da mão e cada vez mais pressa, as pessoas não estão mais dispostas a esperar, por isso, o tempo passou a ser determinante na experiência. Se antes aguardar seis segundos para um site carregar era normal, hoje um segundo já faz a diferença entre ficar ou sair de uma página.

O consumidor é o rei de qualquer negócio e conteúdo é o rei para um profissional de marketing. Se ele conseguir alinhar a estratégia de marketing de conteúdo com inteligência artificial, isso poderá ser algo inovador. Baseado nos dados coletado, como o que o consumidor pesquisa na internet, comportamento de compra e interesses, campanhas com conteúdos customizados poderão ser produzidos. O segredo é que isso poderá ser feito com cada um dos consumidores e dos prospects.
Chatbots são outro exemplo da interferência da IA no aprimoramento da experiência do usuário. Chatbots são programados para interagir com consumidores com base nos dados que recebe. Chatbox e comunicação textual tradicionais irão em breve dar lugar a um sistema de comunicação multidimensional com habilidades sensoriais como a voz e toque. Isso iria personalizar toda a experiência para os usuários conforme eles recebem a sensação de falar com uma pessoa real com consciência.

2-) Deixar decisões mais simples e fáceis com marketing preditivo: No ambiente corporativo, a quantidade de dados gerados em meios digitais não para de crescer. Profissionais possuem soluções de TI integradas a uma grande parte das suas rotinas, seja para troca de informações, para comunicar-se com parceiros ou para realizar novas vendas. E, nesse cenário, saber utilizar tais registros para melhorar o ambiente de negócios é fundamental.

É aí onde a Inteligência Artificial entra. Ela permite que empreendimentos obtenham novos insights sobre as suas informações disponíveis, melhorem processos internos e possam criar serviços mais inteligentes. Assim, o negócio consegue manter-se competitivo e com um planejamento de mercado lucrativo.
Cada vez que um usuário navega pela internet, novos dados são gerados e coletados para a análise da IA. Esses dados podem revelar informações como as necessidades do usuário, comportamentos, e ações futuras. Baseado nessas informações, o marketing pode ser otimizado para fornecer a informação mais relevante.

O alcance das mídias sociais também revelam informações pessoais sobre o prospect, tornando fácil para os profissionais do marketing criarem campanhas direcionadas. Esse tipo de algoritmos habilitados pela IA irão desafiar os principais “queridinhos”, como o SEO, de uma maneira intensa. Com a IA alimentando as iniciativas do marketing digital desde o marco zero, as chances de tendências como o SEO, banners de propaganda se tornarem obsoletos são altas.

3-) Segurança: Ampliar os mecanismos de segurança é uma necessidade de todos os negócios. Seja nos processos de vendas ou na gestão da infraestrutura de TI, é importante possuir mecanismos para evitar fraudes e ataques digitais. E, com a Inteligência Artificial, evitar problemas nessa área passou a ser algo simples e prático.

Algoritmos antifraude ou de segurança digital com elementos de IA incorporados à sua infraestrutura podem avaliar o comportamento do usuário e identificar ameaças que ainda não tenham sido documentadas.
Já soluções de vendas podem cruzar múltiplos dados para identificar possíveis fraudes. Dessa forma, todos os processos do negócio tornam-se mais eficazes e confiáveis.

 

Como sua empresa deve se preparar para esta mudança

Independentemente do perfil do seu negócio, preparar-se para utilizar a IA no dia a dia é algo simples, mas que exige planejamento. A empresa deve ter uma visão estratégica, integrando soluções de IA aos processos mais importantes e buscando sempre a melhora do ambiente de trabalho.

Graças ao alcance das mídias sociais e o Big Data, nos conhecemos os consumidores melhor do que nunca. A inteligência artificial e as suas tecnologias associadas deverão trazer profissionais de marketing e consumidores mais próximos nos próximos anos. Consumidores têm um melhor entendimento de um produto e os profissionais de marketing possuem um melhor entendimento do consumidor.

A seguir, listamos alguns passos que podem ser seguidos para o negócio ter a Inteligência Artificial como uma janela de oportunidades para novas vendas:

– Implemente ferramentas de colaboração que usam a Inteligência Artificial;

– Tenha ferramentas que usam a IA para a segurança de dados;

– Aplique a gestão de mudança para os funcionários adaptarem-se rapidamente ao novo ambiente.

Todo gestor de sucesso sabe do papel da tecnologia para melhorar processos e criar competitividade. Mas, com a Inteligência artificial, essa tendência ganhou uma nova cara: a IA permite que empreendimentos atuem de maneira estratégica, solucionando problemas comuns de forma inovadora e precisa.  Apesar dos desafios que a adoção de novas tecnologias impõe ao empreendimento, a IA deve ser vista como um investimento estratégico. Soluções que possuem funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial podem otimizar com mais eficácia o ambiente corporativo e causar um impacto maior nos índices de vendas.

Dessa forma, a empresa pode manter-se eficaz e pronta para lidar com as demandas de clientes e parceiros comerciais.