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Marketing Digital – Usos

Cada era traz as suas oportunidades e desafios. A Era Digital apresenta-se como uma revolução profunda na sociedade, que por meio das tecnologias digitais de comunicação e informação tem afetado todas as dimensões da vida humana – trabalho, relacionamento, arte, lazer, educação, etc. – transformando-as. O Marketing e suas vertentes também são fortemente impactados pela disseminação digital e a cada dia mais e mais empresas inserem o marketing digital em sua rotina de vendas e comunicação com seus clientes.

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O digital está se incorporando ao cotidiano das pessoas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line.

Atualmente os discursos das agências e profissionais da área de marketing digital têm sido na direção de integração on-off utilizando cada plataforma da melhor forma possível para contribuir com a solução, em vez de o antigo pensamento maniqueísta de digital versus tradicional, que marcou o início da penetração das tecnologias digitais no mercado.

Mas afinal, o que é Marketing Digital? Nada mais é, que o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca/produto ou serviço na internet. Se difere do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real, como Web Torpedo, SMS Online, E-mail Marketing, entre outros.

Neste post vamos abordar a melhor forma de utilização, afinal, Comtele especialista em Marketing, oferece ferramentas que agilizam a comunicação com seu cliente, com excelente custo x beneficio. Vamos lá.

Marketing Digital é a ciência de compreender as necessidades e desejos das pessoas para satisfazê-los por meio de trocas. Podemos argumentar que as necessidades humanas não mudam, mas os desejos, sim, e muito. Conforme as possibilidades aumentam, os desejos também. Em um passado não muito distante, em função das limitações tecnológicas, haviam poucas possibilidades para quase tudo. Hoje, a tecnologia causa uma proliferação e multiplicação de opções em todas as áreas – produtos, informação,plataformas de comunicação, criando inúmeras possibilidades, causando inúmeros desejos e comportamentos distintos. O ambiente ficou mais complexo e, entender as necessidades e desejos das pessoas tornou-se uma tarefa bem mais sofisticada e árdua, pois virtualmente, todos podem tudo, em qualquer lugar, a qualquer tempo.

O Desafio do Online-> Nesse cenário complexo, o principal desafio para empresas que desejam trabalhar alinhadas com marketing digital, é conseguir orquestrar todo o aparato tecnológico sem perder o foco nos reais objetivos do negócio com o seu público-alvo/consumidor.

É essencial perguntar:
 Qual é o objetivo do meu marketing?
 Quem é meu público e como ele se comporta?
 Qual a melhor maneira de atingir meus objetivos?
Independentemente das tecnologias – digitais ou não – e de qualquer outro parâmetro, isso nos ajuda a manter a estratégia focada nos resultados.

Ferramentas que facilitam sua integração Online-> Apesar de parecer desafiador, o Marketing neste formato, é na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas. Além disso, o Marketing inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, enviar SMS Online, Web Torpedo outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Como fazer Campanhas efetivas de Marketing Digital -> Hoje o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, e hoje está acessível principalmente por causa da internet. Pense bem: quando foi que você comprou alguma coisa sem pesquisar pelo menos uma vez na internet sobre isso, provavelmente faz tempo. Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em Marketing de Conteúdo: para que os consumidores a encontrem quando procurarem sobre as soluções de mercado que você oferece. Acontece que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução: você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que eles têm antes mesmo que saibam que seu produto ou serviço é a solução que eles precisam. Para isto algumas ferramentas são imprescindíveis como:

SMS Online/WEB Torpedo: Na era digital, os canais de comunicação com o cliente estão cada vez mais práticos e completos. A mobilidade fez as empresas repensarem os canais de suporte ao cliente e o atendimento multicanal se tornou uma necessidade.

Em razão desse cenário, conhecer o que a tecnologia oferece e os benefícios de produtividade é indispensável. Para saber onde investir como ponto de contato, é necessário descobrir onde o seu cliente está e usar as estratégias certas para impressioná-los.

Imagine que você queira saber a opinião do seu cliente sobre sua empresa, isto mesmo, sobre a qualidade do atendimento, qualidade dos serviços que você oferta no mercado, saber em quais pontos sua empresa acerta e conquista o cliente e em quais ela precisa de mudança para evitar afastar o cliente do seu produto/serviço. E realizar tudo isto sem gerar incomôdo ao cliente, evitando demandar tempo ou gerar desconforto. Pensou em uma forma de fazer isto? Não? Então a Comtele te dá uma alternativa de contato com seu cliente de forma rápida e certeira que é a Pesquisa ao Cliente via SMS Online/Web Torpedo para pesquisa da Comtele.

Fazer uma pesquisa de satisfação é uma ótima forma de saber o que os seus clientes realmente pensam, pois isto gera interações de alta performance com usuários do seu serviço. Uma boa pesquisa de satisfação é capaz de mostrar, de forma clara, as empresas um feedback ideal sobre o seu produto, evento ou serviço, resultando em informações precisas para que realize campanhas mais acertivas. Assim, os clientes dirão se estão dispostos a comprá-los novamente e de encontrar oportunidades de melhorar aquilo que você está entregando ao seu consumidor final. Vale a pena ressaltar que em uma pesquisa é interessante você solicitar ao seu cliente uma nota, uma justificativa e seu o seu cliente indicaria sua empresa, seu atendimento, seu suporte, seu produto/serviço, para outras pessoas.

Isto faz com que seu cliente se sinta apreciado, pois a opinião dele é muito importante. E nada melhor do que realizar este tipo de pesquisa via mensagens SMS via celular, pois é a melhor forma de ouvi-lo sem atrapalhar a sua rotina e obter as informações que deseja para determinada ação. A pesquisa de satisfação do cliente é uma maneira muito eficiente de determinar se sua empresa está entregando o serviço/produto que seu público-alvo procura. É uma das melhores comunicações entre empresas e clientes e usuários de um determinado serviço. É uma forma de marketing direto, onde a comunicação ocorre de forma pessoal e direta e torna as campanhas extremamente efetivas.

E-mail Marketing-> O uso do email é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece. A concentração por parte do público-alvo é muito maior quando a mensagem chega diretamente em sua caixa de e-mails. E analisando alguns números, verificamos que 91% dos consumidores relatam abrir o email ao menos uma vez no dia; 82% dos usuários mobile recebem e enviam emails diariamente utilizando smartphones. O email é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um email, por exemplo).

O envio de Email Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram compras. Quando bem planejadas, as campanhas de Email Marketing oferecem altos índices de retorno.

Se o que estamos buscando com o email marketing é exclusividade e pessoalidade, não faz sentindo enviar o mesmo conteúdo para todos os usuários cadastrados em sua lista, certo? É claro que você não enviará um email diferente para cada usuário, mas é importante que exista o mínimo de segmentação.

Segmentação em e-mail marketing é muito importante, e deve ganhar força na sua empresa com o caráter mais individual das mensagens. O toque pessoal referido aqui está na oferta de conteúdos ou produtos que atendam com proximidade os gostos e necessidades do público.

Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e crebilidade do seu cliente junto a campanha enviada.

Utilize Redes Sociais-> É difícil acreditar, mas, mesmo com a explosão das redes sociais e todas as vantagens em possuir perfis corporativos nas redes, algumas empresas ainda não perceberam a real importância em estar presente neste meio e deixam de lado fatores que podem ser de fundamental importância para a marca. São muitos os benefícios das redes sociais para as empresas, vamos citar alguns: mídia de relacionamento, lucratividade, dados e relatórios relevantes, métricas, presença, conhecimento do público, informação, público, credibilidade, confiança por parte dos usuários, buzz, alcance, interação e popularidade.

Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.

A satisfação dos clientes é a meta de toda e qualquer empresa, pois um negócio só sobrevive com clientes felizes e confiantes nos produtos/serviços que você dispõe a oferecer. Então aproveite as ferramentas que a Comtele possui e faça agora mesmo sua Pesquisa de Satisfação para uma melhora na qualidade da sua empresa!