Mensagem de cobrança: como cobrar seu cliente amigavelmente de maneira eficaz
11 min. de leitura
Depois de vender e conseguir um novo cliente, chega aquela hora "chata" de cobrar, não é mesmo?
Mas qual é a melhor maneira de enviar uma mensagem de cobrança? Qual canal utilizar? O que funciona? Qual o melhor conteúdo para essa mensagem? O que pode e o que não pode? São muitas dúvidas que vamos responder todas nesse super texto.
Antes uma breve introdução do tamanho do problema que a inadimplência no Brasil. Segundo levantamento do Serasa Experian, o número de inadimplência no Brasil atingiu 61,6 milhões de pessoas em julho de 2018.
Mensagem de cobrança: como cobrar uma pessoa por mensagem?
Existem diferentes modos de abordagem para enviar uma mensagem de cobrança para um cliente ou pessoa. Não há uma fórmula mágica para cobrar um cliente, porém temos algumas dicas importantes parar abordagem em ordem de relevância, são elas:
- Seja educado;
- Facilite o pagamento;
- Saiba negociar;
- Use a tecnologia a seu favor;
- Ofereça mais de uma alternativa de pagamento;
- Saiba abordar;
- Utilize lembretes de vencimento.
Como cobrar um cliente com educação
Seja sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente. Deve-se tomar cuidado com as palavras e o tom de voz. Tente substituir palavras como "dívida" por "um valor em aberto" por exemplo.
Uma mensagem de cobrança amigável por SMS é uma ótima saída para falar com seu cliente.
Tentar receber o pagamento na base da ameaça só vai complicar, pois essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Conforme Art. 71, do Capítulo VII.
Facilitar o pagamento
Nessa etapa ambos os lados procuram lucrar, porém mais que receber a dívida do seu cliente, você quer que ele continue sendo seu cliente. Facilitar o pagamento oferecendo várias formas para seu cliente pagar é uma maneira sútil para manter o relacionamento.
Saiba negociar
É importante ouvir o cliente também, perguntas como "qual a sua proposta", podem ser questionadas, portanto sempre tenha em mãos o histórico do cliente inadimplente.
Use a tecnologia a seu favor
Hoje existem várias tecnologias quando o assunto é cobrança, entre elas estão o SMS para cobrança, WhatsApp, e-mail e nossa famosa carta. Mais abaixo no texto vamos falar um pouco de cada uma delas.
Lembrete de pagamento
Mais importante que cobrar um cliente, é não deixar que ele chegue nessa etapa. Uma boa prática é sempre enviar lembretes de pagamentos de boleto ou faturas dias antes do vencimento
Lembretes de vencimento
Diferente dos lembretes de pagamento, os lembretes de vencimento são enviados no dia do vencimento do boleto ou da fatura.
A união dessas duas estratégias diminuiu em 50% o número de inadimplência dos clientes da franquia Odontoclinic.
Modelos de mensagem de cobrança
Temos vários meios de enviar uma mensagem de cobrança para clientes inadimplentes, a seguir listamos alguns deles, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens. Confira!
Mensagem de cobrança via SMS
O SMS é o canal de cobrança mais utilizado atualmente. Por ser enviado diretamente ao cliente é a primeira alternativa para abordagem, pois não causa nenhum tipo de constrangimento.
Cada vez mais clientes têm usado o SMS como meio de comunicação principal para cobrança, devido a sua efetividade e baixo custo, porém seu uso deve ser feito da maneira correta e a abordagem ser feita de uma maneira gentil.
Vantagens
Baixo custo, alta efetividade, eficaz e não invasivo (desde que o cliente que tenha te fornecido seu número).
Desvantagens
Se usado da maneira incorreta é prejudicial, por exemplo: mandar mensagem para o cliente que não possui dívida ou se usado de maneira exagerada.
Exemplos de SMS cobrança
Abaixo você confere alguns modelos de SMS para cobrança, são exemplos de mensagens de cobrança sms mas que podem ser usadas também em outros meios de contato.
Mensagem de cobrança de mensalidade
Aviso de vencimento de boleto
Lembrete de vencimento de boleto
Mensagem de cobrança educada
Onde usar o SMS para cobrança?
Independente do seu nicho de mercado, a cobrança é necessária, então o SMS para cobrança pode ser usado nos mais variados nichos. Abaixo estão alguns exemplos.
Loja virtual
O SMS para cobrança pode ser usado na sua loja virtual para:
- Aviso de vencimento de boleto,
- Envio de código de barras,
- Confirmação de compra via cartão.
Preparamos aqui uma página especial de outras maneiras de como usar o SMS em sua Loja Virtual.
Comércio e Varejo
Para seu comércio local o SMS para cobrança pode ser usado para:
- Lembrete de vencimento de crediário,
- Lembrete de vencimento de conta em aberto,
- Aviso de atraso no pagamento.
Temos uma página especial para aproveitar ao máximo o uso do SMS em seu comércio.
Clínicas e Consultórios
O uso de SMS nas clínicas tem aumentado significativamente nos últimos anos, veja alguns exemplos para cobrança:
- Lembrete de pagamento,
- Aviso de atraso de pagamento.
Veja o caso da Ondontoclinic que conseguiu diminuir em até 50% sua taxa de inadimplência usando SMS.
Escolas
Para escolas o SMS cobrança tem se tornado um importante aliado, os sistemas de gerenciamento escolares integram a API SMS da Comtele, onde fazem disparos diretamente do seu sistema interno ou automaticamente. Veja algumas aplicações:
- Lembrete de vencimento de mensalidade,
- Cobrança de mensalidade,
- Atualização de boletos.
Tem uma escola? Então acesse nossa página com aplicações de onde e como usar SMS para escolas e faculdades.
Como fazer cobrança por SMS
Existem muitas maneiras de fazer cobrança por SMS, a mais utilizada é contratar uma empresa de envio de SMS em massa, como a Comtele. Através de um sistema fácil você sobe sua lista de contatos em segundos e envia o SMS para sua base de contatos que recebe o SMS imediatamente, tendo a possibilidade de responder o SMS gratuitamente.
Sabia que a recuperadora de crédito Sotopietra conseguiu entre 20% a 30% de retorno de contato comparado com a carta de cobrança? É o que diz Thaís Clemente, diretora da Sotopietra "A primeira ação de nossos atendentes de PAs é mandar um SMS para ver se localizamos o financiado, com uma solicitação de contato – retorno à recuperadora. Esse volume inicial de SMS é muito grande, e já garantimos grande retorno de pessoas querendo negociar nesse primeiro momento".
Cobrança por SMS é legal?
O código de defesa do consumidor não faz nenhuma referência ao meio de comunicação utilizado em uma cobrança, desde que não cause constrangimento e tortura psicológica é permitida por qualquer meio de comunicação. Concluindo assim que usar SMS para cobrança é legal.
Mensagem de cobrança para clientes via WhatsApp
Como o WhatsApp é o canal de comunicação mais utilizado no mundo hoje, ele acaba sendo um meio de cobrança bastante interessante para ser usado.
Assim como o SMS, o WhatsApp também é uma forma amigável de contatar o cliente. O serviço não tem uma regra especial para esse tipo de comunicação (cobrança), portanto segue as mesmas regras como respeito ao direito do consumidor.
Portanto ele tem uma desvantagem bem grande em relação ao SMS. Que listamos abaixo.
Vantagens
Baixo custo, alta efetividade, eficaz e não invasivo (desde que autorizado pelo cliente), como não tem limite de caracteres o texto pode contar com mais palavras.
Desvantagens
Perigo de bloqueio e perda do seu número de WhatsApp caso muitos clientes te denunciem por SPAM, nenhuma ferramenta automática para envios em massa ou automatizados. O WhatsApp tem sido o canal mais utilizados por fraudadores, portanto não gera confiança.
Como fazer cobrança por Whatsapp
Para fazer cobrança por WhatsApp é necessário primeiramente ter o número do contato na sua agenda para que possa iniciar a conversa, porém certifique-se antes de:
- Descubra se é realmente a pessoa certa;
- Se apresente;
- Seja objetivo pelo motivo do contato;
- Informe o valor;
- Encerre a conversa educadamente.
Outro meio de fazer cobrança via WhatsApp é ter acesso a API Oficial do Facebook através de intermediadores oficiais. O que tem se mostrado um processo bastante moroso.
Modelo de cobrança por Whatsapp
Abaixo listamos alguns modelos de como iniciar uma conversa para fazer uma cobrança via WhatsApp.
Carta de cobrança
A carta de cobrança é ainda utilizada por algumas empresas, pois em alguns casos pode ter validade jurídica se apresentada como uma notificação extrajudicial acompanhada com um aviso de recebimento (AR) para comprovar seu recebimento pelo devedor. Veja alguns modelos de notificação extrajudicial de cobrança.
Vantagens
Baixo custo, valor jurídico (quando usado corretamente).
Desvantagens
Demora na entrega, baixa eficácia, não sútil.
Email de cobrança
O email é ainda muito utilizado em cobranças muito pelo motivo de ser um meio mais formal e não constranger muito o cliente. O email ainda sim não tem uma efetividade tão grande, visto que a caixa de email pessoal pode estar cheia e/ou receber vários emails diariamente e o seu acabar sendo nem visto ou aberto, por isso deve ser sempre seguida de outra forma mais pessoal de contato, como um telefone por exemplo, gerando um custo extra.
Vantagens
Custo zero (desde que seja o único meio de contato), não constrangedor.
Desvantagens
Baixa eficácia, entrega comprometida.
Melhor maneira de cobrar boleto em atraso
Com certeza o planejamento é parte importante para o controle de inadimplência de clientes.
Tem muitos fatores nos quais o cliente pode não ter efetuado o pagamento de um boleto, o esquecimento está entre um dos principais.
Com o uso do SMS para lembrete de pagamentos, você consegue reduzir essa taxa tão expressiva e manter uma melhor proximidade com seu cliente.
Guia estratégia de cobrança eficiente
O que achou do nosso texto? Seguindo nossas dicas não tem como errar nessa hora tão delicada do relacionamento com seu cliente, não é mesmo?
Mas nada disso não tem realmente efeito se não amarrado a uma estratégia consistente.
Então preparamos esse super GUIA de Como Montar Uma Estratégia de Cobrança Eficiente. Para acessar clique no link ou na imagem abaixo.
Agora só colocar em prática.
Com todas essas dicas nada de errar na hora de cobrar seu cliente, certo?
Se gostou do conteúdo fique a vontade para compartilhar em suas redes sociais ou enviar para seus amigos no WhatsApp através dos botões abaixo.