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Mercado de cobrança brasileiro

Mercado de Cobrança: Diante de um cenário de queda nos juros e inflação controlada, os economistas do mercado financeiro voltaram a melhorar a previsão de crescimento da economia para este ano. A expectativa dos analistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 0,49% em 2017. Há uma semana, essa projeção estava em 0,48%. As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

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ESTRATÉGIAS DE COBRANÇA

Antes de começar, queria fazer uma pergunta: sua empresa tem uma estratégia de cobrança? Se a resposta foi não, está na hora de ter! Traçar uma estratégia pode te ajudar a reduzir drasticamente seus devedores.

Abaixo preparamos um super eBook para você começar agora mesmo traçar sua estratégia de cobrança.

O número de pessoas inadimplentes no país, em janeiro 2017, manteve-se em 58,3 milhões, o mesmo número de dezembro passado. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma incorporação de 700 mil nomes. A região Sudeste concentra o maior número de inadimplentes (24,2 milhões), seguida pelo Nordeste (15,8 milhões); Sul (8,0 milhões); Norte (5,3 milhões) e Centro-Oeste ( 5 milhões).

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o levantamento, 39% da população brasileira adulta integra a lista de devedores em atraso, que enfrentam, como consequência, dificuldades para comprar a prazo ou obter crédito.

Atualmente existem vários canais sendo utilizados no mercado de cobrança para contatar o cliente inadimplente. Mas qual apresenta o melhor custo x benefício? Há várias respostas para essa pergunta, pois cada nicho de clientes apresenta um comportamento diferente mediante a cada canal de contato. As características que influenciam na resposta de cada canal são a faixa de atraso (aging), produto e/ou segmento, região e a idade do inadimplente.

Muitos devedores ficam constrangidos na hora de negociar uma dívida com uma pessoa, neste caso, os portais de auto negociação fazem um papel muito interessante. É possível automatizar negociações usando tecnologias como: SMS Marketing, chat de atendimento, bots no Messenger do Facebook e URA. Não adianta usar tais tecnologias sem fazer um estudo aprofundado para criar árvores de navegação eficientes. Com certeza, isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso, neste caso, contar com a ajuda de especialistas em automação é o caminho ideal. E é esta ajuda que a Comtele oferece a você, que deseja ter eficiência nos resultados de suas cobranças.

Comtele conta com SMS Marketing e Interativo, poderosas ferramentas de comunicação entre você e seu cliente. O uso das mensagens têm várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com impressão, postagem, etc.

Além de dispensar o tempo da equipe que efetua chamadas, ao utilizar o SMS Comtele, sua empresa envia um recado sobre o débito por mensagem, o cliente pode responder e até receber o código de barras para pagamento de forma segura. A cobrança acontece de forma rápida, com uma abordagem diferente, é como se fosse um lembrete do débito e não uma cobrança protestada que constrange o consumidor. Dessa forma, podemos dizer que as mensagens de texto são bem aceitas pelos consumidores, a prova é que 30% das pessoas que recebem o lembrete da dívida entram em contato para renegociação das dívidas maiores ou realizam o pagamento dentro de 15 dias.

A facilidade de acesso também é um diferencial. Praticamente todo mundo hoje possui um celular, visto que o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse assunto. Segundo a Anatel, em janeiro de 2014, o número de smartphones cresceu 99% comparado em apenas um ano. Em 2014, o acesso à internet por dispositivos móveis superou o acesso por desktops. De acordo com a International Data Corporation (IDC), as vendas de smartphones e tablets vão continuar crescendo, atingindo US$ 484 bilhões em 2015, mas menos acelerado se comparado aos anos anteriores. No Brasil, o crescimento do tráfego de dados móveis até 2018 deverá ser de 11 vezes o atual, crescendo mais de 60% ao ano. O mercado de aplicativos incluindo o mercado de cobrança, movimentou uma renda de US$ 27 bilhões em 2013, e de acordo com pesquisas recentes da Gartner, o mercado de aplicativos pode atingir US$ 77 bilhões em 2017.

Vamos listar abaixo os principais vantages de se utilizar SMS Cobrança Comtele:

  • Agilidade na Cobrança e Comunicação Cliente: O SMS é uma forma de comunicação prática e instantânea nesse mercado de cobrança, na qual a pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa. É uma maneira, portanto, rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar, quando possível, a inadimplência. Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, e que provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem, visto que um levantamento feito pela  Frost & Sullivan mostra que taxa de leitura é de ate 98% assim que o SMS é recebido, visto que, atualmente todos têm um aparelho celular e permanecem próximos a ele ao longo do dia.
  • Comunicação Direta e Amigável: Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto no mercado de cobrança, por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é na maioria das vezes, direta ao ponto sem rodeios. Tendo uma aceitação muito grande por parte de quem recebe a mensagem, a cobrança utilizando esta ferramenta é vista pelo cliente como uma forma amigável de comunicação, pois a mensagem de SMS é vista mais como um lembrete do que como uma cobrança.
  • Melhor Custo x Benefício: A mensagem de SMS é mais barata do que a cobrança impressa, a qual implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até que chegue ao destino, a casa do cliente.Também é mais barato do que uma ligação, que demanda uma equipe de call center treinada para efetuar as chamadas.
  • Variedade Envio/Utilização: Nem todas a mensagens de SMS para cobrança têm o mesmo propósito ou o mesmo formato. Você pode utilizar o SMS especificamente para a realização do pagamento, enviado ao usuário o código de barras da conta ou o número do boleto. O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de sua parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Caso deseje realizar esta rotina de forma automática, a Comtele possui API de integração, que tornara o processo automático, ajudando assim a evitar falhas de envio referente as datas.

Como podemos notar, existe uma infinita possibilidade na utilização de SMS na rotina de cobrança da sua empresa, agora é so escolher o serviço que melhor irá te atender. A Comtele estará junto com você, proporcionando resultados e oferecendo o melhor custo x benefício.

Não é só SMS, é a sua solução de cobrança

Como vimos ao longo deste post, o SMS de cobrança é uma forma muito mais prática e barata na hora de abordar o cliente inadimplente. A Comtele conta com uma ferramenta de cobrança via SMS que auxilia seu negócio na recuperação de crédito junto aos devedores.

O sistema de SMS Comtele traz ainda diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de incluir o nome do seu cliente, data de vencimento, código de barras e valor em aberto, entre outros recursos.

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