Com o processo de globalização e inovações tecnológicas, talvez este serviço tenha perdido um pouco de sua força como meio de comunicação, já que serviços como o email e aplicativos de mensagens instantâneas acabaram se tornando as opções preferenciais.
Ainda assim, a internet impulsionou outra atribuição do correio, que é a entrega de correspondências, estimulada pelo comércio online.
Os correios continuam a ter uma importância vital na sociedade, sendo extremamente úteis no envio de informação e mercadoria entre cidades, países e continentes. Eles são um canal de comunicação e de contato entre pessoas muito importante. São também um elemento essencial na economia, facilitando as trocas comerciais. Não importa quanto tempo passe, o serviço de correio continua sendo importante.
Portanto, quando um serviço desta importância entra em greve, ou ocorrem falhas, qual a melhor alternativa para sua empresa? Neste post vamos mostrar algumas alternativas efetivas. Vamos lá.
Atualmente existem vários canais sendo utilizados no mercado de cobrança para contatar o cliente inadimplente. Mas qual apresenta o melhor custo x benefício? Há várias respostas para essa pergunta, pois cada nicho de clientes apresenta um comportamento diferente mediante a cada canal de contato. As características que influenciam na resposta de cada canal são a faixa de atraso (aging), produto e/ou segmento, região e a idade do inadimplente.
Muitos devedores ficam constrangidos na hora de negociar uma dívida com uma pessoa, neste caso, os portais de auto negociação fazem um papel muito interessante. É possível automatizar negociações usando tecnologias como: SMS Marketing, chat de atendimento, bots no Messenger do Facebook e URA. Não adianta usar tais tecnologias sem fazer um estudo aprofundado para criar árvores de navegação eficientes. Com certeza, isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso, neste caso, contar com a ajuda de especialistas em automação é o caminho ideal. E é esta ajuda que a Comtele oferece a você, que deseja ter eficiência nos resultados de suas cobranças.
Comtele conta com SMS Marketing e Interativo, poderosas ferramentas de comunicação entre você e seu cliente. A utilização das mensagens geram várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com impressão, postagem, etc.
Vamos listar abaixo os principais vantages de se utilizar SMS Cobrança Comtele:
• Agilidade na Cobrança e Comunicação Cliente: O SMS é uma forma de comunicação prática e instantânea nesse mercado de cobrança, na qual a pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa. É uma maneira, portanto, rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar, quando possível, a inadimplência. Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, e que provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem, visto que um levantamento feito pela Frost & Sullivan mostra que taxa de leitura é de ate 98% assim que o SMS é recebido, visto que, atualmente todos têm um aparelho celular e permanecem próximos a ele ao longo do dia.
• Comunicação Direta e Amigável: Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto no mercado de cobrança, por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é na maioria das vezes, direta ao ponto, sem rodeios. Tendo uma aceitação muito grande por parte de quem recebe a mensagem, a cobrança utilizando esta ferramenta é vista pelo cliente como uma forma amigável de comunicação, pois a mensagem de SMS é assimilada pelo cliente mais como um lembrete do que como uma cobrança.
• Melhor Custo x Benefício: A mensagem de SMS é mais barata do que a cobrança impressa, a qual implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até que chegue ao destino.Também é mais barato do que uma ligação, que demanda uma equipe de call center treinada para efetuar as chamadas.
• Variedade Envio/Utilização: Nem todas a mensagens de SMS para cobrança têm o mesmo propósito ou o mesmo formato. Você pode utilizar o SMS especificamente para a realização do pagamento, enviado ao usuário o código de barras da conta ou o número do boleto. O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de sua parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Caso deseje realizar esta rotina de forma automática, a Comtele possui API de integração, que tornara o processo automático, ajudando assim a evitar falhas de envio referente as datas.