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SMS para cobrança: reduza até 50% a inadimplência na sua empresa com o uso do SMS

Problemas com altas taxas de inadimplência na sua empresa? Saiba que você não está sozinho nessa luta.

Vamos mostrar como o SMS pode te ajudar a diminuir em até 50% a sua inadimplência, isso mesmo, o simples envio de 1 SMS resultou em 50% menos inadimplência na Odontoclinic.

"... conseguimos uma redução de 50%, ou seja, com um simples envio de SMS avisando da data do vencimento do boleto, conseguimos reduzir pela metade a nossa inadimplência." - Fernando Tessari / Odontoclinic

Pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, em agosto de 2018, revelou que o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,5 milhões neste ano. O somatório das dívidas em agosto atingiu R$ 274 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.453 por pessoa.

Neste post você vai saber tudo sobre o SMS de cobrança e como essa ferramenta pode ajudar a diminuir a inadimplência nas empresas. Acompanhe!

SMS para Cobrança: por que usar?

O SMS de cobrança é uma boa alternativa para empresas que precisam fazer a abordagem de clientes inadimplentes, número que, infelizmente, cresce a cada dia no Brasil.

Para tentar reverter a inadimplência e manter a competitividade do negócio, o uso do SMS de cobrança é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Com a qual você consegue atingir o cliente com maior assertividade e retorno.

Pesquisa do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) revelou que o contato feito via SMS garante uma taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros meios de cobrança.

A ferramenta oferece soluções eficientes para substituir a notificação por meios como o telemarketing, o envio de correspondências e e-mails. Além de reduzir os custos, o envio de SMS torna possível uma comunicação mais rápida e eficiente com o cliente.

Como funciona a cobrança via SMS?

O uso do SMS para cobrança é muito rápido e simples. Utilizando uma plataforma, é possível fazer o envio do comunicado sobre a dívida por mensagem.

Trata-se de uma comunicação eficaz devido ao fato de que a maioria das pessoas verifica as mensagens de texto diariamente. Além disso, com o aumento do uso de dispositivos móveis, a comunicação via SMS é muito mais estratégica.

Por meio desse contato direto, o cliente fica menos exposto, e consequentemente, menos constrangido durante a abordagem de cobrança, o que evita vários transtornos, inclusive jurídicos.

A cobrança via SMS também viabiliza o envio de mensagens programadas, com o agendamento dos dias e horários mais convenientes para abordar o consumidor.

Para um contato com maior chance de sucesso, é importante personalizar o SMS de cobrança para cada consumidor, ou seja, identificar a melhor hora e a melhor abordagem para cada caso.

Cobrança por SMS é legal?

O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) rege que: "é crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida".

Portanto, tendo em vista o direito do consumidor, é importante estabelecer uma abordagem adequada. Isso significa que, se a empresa perturbar o cliente no trabalho ou em casa — ou informar terceiros sobre a sua situação de inadimplência — o caso pode se tornar jurídico.

Assim, a empresa pode cobrar a dívida, no entanto, essa cobrança deve ser feita em horário comercial e o assunto só pode ser tratado diretamente com o inadimplente.

É importante ficar atento ao fato de que o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do cliente, ou seja, é preciso seguir as regras do Opt Out, garantindo que o cliente possa parar de receber as mensagens quando desejar.

Exemplos de SMS de cobrança

A mensagem precisa ser rápida e direta, mas não pode constranger o cliente, como já mencionamos. Para ajudar você nessa questão, separamos algumas formas para fazer uma cobrança via SMS de forma eficiente e respeitando os direitos do consumidor:

Loja de departamentos

"ROBERTA, seus débitos em aberto podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Faça-nos uma vista e confira as condições especiais para sua regularização."

Operadora de telefonia

"CARLA, até o momento não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 5/3. P/ regularizar entre em contato pelo telefone (11) 3333-3333."

Banco

"Bom dia, MARIA. Lembre-se que a sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151."

Quais as vantagens da cobrança via SMS?

A cobrança via SMS oferece uma série de vantagens:

  • Custo cerca de 96% mais barato do que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações;
  • Entrega diretamente para o cliente, e a empresa ainda tem a certeza de que o inadimplente vai receber a notificação;
  • Comunicação menos invasiva, já que evita constrangimentos na hora da abordagem;
  • Taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas;
  • Facilidade na hora de receber, pois é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso à fatura completa também possível;
  • Com uma abordagem menos formal, o SMS é mais bem recebido pelos clientes.

Vantagens SMS x Outros canais

  • Entrega certeira;
  • Maior taxa de leitura;
  • Alto índice de retorno.

Não é só SMS, é a sua solução de cobrança

Como vimos ao longo deste post, o SMS de cobrança é uma forma muito mais prática e barata na hora de abordar o cliente inadimplente. A Comtele conta com uma ferramenta de cobrança via SMS que auxilia seu negócio na recuperação de crédito junto aos devedores.

O sistema de SMS Comtele traz ainda diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de incluir o nome do seu cliente, data de vencimento, código de barras e valor em aberto, entre outros recursos.

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