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Principais Tendências de Marketing Digital para 2018

O marketing sempre esteve em movimento em termos tanto de como é definido e executado. A taxa de mudança no marketing digital em 2018 vai aumentar mais uma vez, e manter uma empresa competitiva é uma tarefa que exige do empresário muito planejamento e boas estratégias. Nesse contexto, estar atento às tendências de mercado é essencial para o crescimento empresarial.
Se você gerencia um negócio, você sabe que a maioria dos consumidores e empresas hoje estão online, então uma grande parte do seu marketing tem que ser digital – pelo menos, se você deseja avançar para alcançá-los. O escopo da aplicação de marketing digital é enorme – e, não, não é tudo sobre o marketing de redes sociais.
Neste artigo vamos mostrar as 4 principais tendências para 2018 e como sua empresa pode usa-las no dia a dia e assim impulsionar resultados. Vamos lá.

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1-) Os smartphones terão uma maior relevância de marketing

Investir em mobile marketing é essencial para qualquer empesa nos dias atuais. Isso porque o número de usuários de smartphones cresce a cada dia, e cada vez mais as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet. Só para você ter uma ideia do quanto o mercado mobile cresceu no Brasil, atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet.

Em 2015, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos através de seus aparelhos móveis. E não é só isso, mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, o considerando o item mais importante a ser levado com eles, mais importante até do que os documentos pessoais e dinheiro.

2-) Marketing baseado em localização será cada vez mais adotada por empresas

Obviamente, os telefones celulares devem ser o dispositivo de escolha de uma empresa que se preocupa com a mudança no cenário de compra e engajamento, e isto independentemente da indústria, do tamanho do negócio ou da oferta. E, com a mudança do Google para um algoritmo de primeiro celular, a indexação e classificação de conteúdo móvel garantem a inclinação do marketing mais a favor dos celulares.

Empresas estão usando o Marketing baseado na localização em vários métodos e níveis para se conectar aos seus consumidores. Alguns tendem a usar somente uma ferramenta para manter as coisas mais simples.

Outros usam várias ferramentas para permanecer conectado com os consumidores das mais variadas formas. Primeiro, devemos explicar o que é o marketing baseado na localização. Esta modalidade de marketing se refere à habilidade de customizar e personalizar mensagens de acordo com a localização e preferências do cliente.

No Reino Unido, a rede de restaurantes lançou uma campanha de marketing baseado na localização chamada “Você Está Aqui”. A campanha utilizou LBA e mensagens via texto (SMS) para alcançar usuários próximos a ela. Usuários teriam antes, que aceitar receber as mensagens (Opt In) Sempre uma consideração muito importante para uma campanha de marketing deste tipo Uma vez que aceitaram, eles receberam mensagens informando dos descontos especiais oferecidos enquanto passavam perto da lanchonete. De alguma forma, esta rede conseguiu enviar a mensagem ao cliente, “Hei, da próxima vez que estiverem perto de um dos nossos restaurantes, você quer que lhe enviemos mensagens com os nossos descontos especiais?” Aceitando este pedido, os clientes deram a permissão para rede mandar-lhes mensagens.
Mandar mensagens SMS em massa é uma estratégia ótima por conta de seu custo x benefício. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de comunicação não foi substituída pelo uso de aplicativos. Esse tipo de mensagem é muito eficiente, principalmente para empresas grandes, que desejam se comunicar com seus colaboradores de forma prática, sem lotar caixas de e-mail ou utilizar muito papel imprimindo informativos, o que passa longe de ser sustentável. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar. Com esse tipo de comunicação, seu alcance aumentará, pois as mensagens SMS têm uma taxa de abertura superior a 90% e têm leitura quase imediata: até 3 minutos após o recebimento. Dessa forma, as empresas têm certeza de que a mensagem chegará para todos os colaboradores.

3-) Personalização passa para um próximo nível

Cada pessoa é única. Temos a tendência de esquecer este fato quando estamos na Web ou no mundo corporativo. Todos nós navegamos na internet mais ou menos nos mesmos sites e, no entanto, cada um de nós tem necessidades e expectativas diferentes. Dirigir-se pessoalmente a cada cliente é algo muito natural quando se é um comerciante com uma loja física. Mas como se faz isso tendo uma loja virtual?

Podemos dizer que personalizar é conhecer as necessidades do cliente para poder lhe oferecer um produto adaptado às suas expectativas. Trata-se de construir um relacionamento privilegiado com o consumidor. Fazendo isso, você não vai apenas tornar a experiência do cliente muito mais agradável, mas vai ter grandes chances de aumentar as suas vendas

Você não pode se dirigir da mesma forma a todos os seus clientes. Voltando ao exemplo do maiô: uma jovem de 20 anos que já tem um armário lotado, não tem a mesma motivação de um pai que compra uma sunga para seu filho pequeno curtir suas primeiras férias na praia. Mesmo assim, você já identificou o público alvo da sua empresa e felizmente já tem inúmeros e variados clientes! Para tocar o coração deles você precisa falar de forma diferente a cada um. Nada melhor que as redes sociais para conseguir isso. No Facebook, por exemplo, você pode escolher critérios bem precisos: idade, localização e pontos de interesse.
É muito importante não negligenciar seu serviço de atendimento ao cliente. Se um consumidor tiver um problema com seu produto, faça o possível e o impossível para ajudar a resolver. Evidentemente não se trata de aceitar tudo, mas simplesmente de levar em consideração os comentários dos seus clientes. Evite respostas prontas e expressões banais. Mesmo se levar um pouco mais de tempo, procure se interessar verdadeiramente pelas pequenas preocupações de seus clientes. Isso pode fazer toda a diferença. Mais uma vez as redes sociais são uma grande ajuda. Têm a vantagem de criar uma relação informal onde a comunicação é descomplicada e portanto mais livre. Este é o momento onde você pode conseguir o máximo retorno: o que os consumidores estão achando do seu produto? Quais são os caminhos que você tem para melhorar? Dessa forma você tem uma maior margem de manobra para responder a seus clientes. Não esqueça que o essencial em tudo isso é falar de pessoa a pessoa, mesmo que seja através de uma tela.

4-) Marketing através do engajamento

O conceito de Marketing de Engajamento está diretamente ligado à criação de um relacionamento perene com seus clientes. Mas, de que maneira? Engajamento emocional está próximo do engajamento racional. O último é baseado no estímulo da mente, levando a racionalidade, enquanto o primeiro foca no estímulo do que se sente. Atualmente, em tempos de experiência de marca, o engajamento emocional está provando ter cada vez mais dificuldade de alcançar bons resultados e narrativas eficazes – e o marketing digital está no centro de todo esse movimento.
Os profissionais de Marketing estão sendo encarregados de interações mais trabalhadas com os consumidores em vez de simples transações. Para fazer isso, eles precisam não apenas guiar a jornada do cliente com a venda, mas pensar no que irá atraí-lo. Conhecer o cliente muito bem, ainda é fundamental e nunca está fora de moda. Essa atração precisa ser revelada na habilidade de transformar o storytelling em uma competência vital de negócios que carrega o porquê e o para quem é a marca e ainda traduzir isso em experiências que criem conexões emocionais duradouras.
Ao contrário do que você pode estar pensando, momentos encantadores não necessariamente precisam de um budget muito alto. É possível criar pequenos momentos que encantam como mensagens de aniversário, mensagens de reengajamento do tipo “estamos sentido sua falta”, mensagens que mostram que sua empresa conhece o perfil do consumidor e envia conteúdos ou ofertas que sejam de seu interesse. O fato é que estes momentos são importantíssimos para o Marketing de Engajamento. O motivo? Estes momentos mostram que a empresa entende seus consumidores e transformam estes consumidores “normais” em clientes fiéis.
Como o objetivo é manter um relacionamento com seus consumidores, pessoas que entram em contato com a sua marca e afins, é necessário estimulá-las a permanecer em contato com a sua marca. Com a quantidade de mídias sociais e a grande possibilidade de criar engajamento através delas, é impossível ficar de fora do marketing de conteúdo. Por isso, crie conteúdos inspiradores, provoque as pessoas que entram em contato com sua marca a compartilhar seu conteúdo, comentar, dar opiniões. Porém é importante lembrar, posts de facebook não são conteúdos. Crie material denso, informativo, consultivo. Algo que desperte realmente a vontade desses consumidores de acessar e interagir.

Trabalho de interação e por consequencia a fidelização do cliente são trabalhos diários, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente.
Conte sempre com a Comtele em todas as fases de divulgação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.