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Transformação Digital e sua Importância no Ambiente Corporativo

O ambiente corporativo está sofrendo uma ruptura sem precedentes por uma avalanche de inovações. Você já parou para pensar no quanto a tecnologia se desenvolve rápido atualmente? Para prosperar neste novo mundo, as empresas precisam de uma nova forma de pensar para entender e tomar decisões.

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O mundo passa hoje por grandes transformações. E as principais causas destas mudanças são a tecnologia, a economia global, a concorrência, os sistemas sociais, a legislação e os próprios consumidores. Teorias, que antes geravam bons resultados para a maioria das organizações, não costumam mais ser relevantes hoje. A produção em massa e a economia de escala não reduzem mais os custos de transação para empresa, cliente ou consumidor. E por isso temos que pensar em um novo conceito de marketing que ofereça condições de competitividade.
Neste artigo, você saberá quais são as maiores transformações no mundo do digital e do marketing e entender como elas influenciam na adoção de novas táticas. Ficou interessado? Então vamos lá!

Definindo Transformação Digital

Transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas. Por isso, é preciso entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio. Não é apenas automação de processos ou adoção de tecnologias como cloud ou smartphones. É bem mais abrangente. Envolve uma mudança significativa no modelo mental e conceitos da empresa. Muitas vezes, inclusive, transformando seus modelos de negócios. Para fazer a Transformação Digital é essencial compreender sua essência. Uma verdadeira transformação é uma reinvenção do modelo organizacional (e não o simples deslocar de caixinhas), com processos digitais e muito mais ágeis, e o uso intenso do conceito de digitalização.
Mobilidade, uso de redes sociais, acesso remoto, infraestrutura e prestação de serviços em nuvem, Internet das coisas, análise de dados e big data. Palavras como estas vêm à sua cabeça quando se fala em transformação digital? Muito mais que um monte de palavras da moda (algumas nem tanto…), a transformação digital envolve a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade de diversas maneiras: melhoria da experiência do cliente novas formas de comercializar produtos e prestar serviços otimização da cadeia de processos auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
A transformação digital tem duas características que a distinguem do tradicional cenário competitivo: a velocidade e amplitude da mudança.
Segundo dados divulgados pela Sysorex, empresa especializada em análise de dados, alguns números impressionantes podem confirmar a tendência de que, ou as empresas assumem a transformação digital, ou sucumbirão diante dos concorrentes que o fizerem, veja: Hoje, no mundo: Existem: 7 bilhões de dispositivos móveis em uso 11 bilhões de coisas conectadas à internet. São gastos por dia: 17 bilhões de dólares em transações com cartão de crédito 3,7 trilhões de dólares em transações de todos os tipos pela internet.

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Saber como adaptar-se às tendências de consumo é, então, essencial para o ambiente corporativo. E elas andam de mãos dadas com os avanços tecnológicos. É fácil observar que a transformação digital explora as novas possibilidades geradas por meio da tecnologia da informação, prevendo mudanças e gerando novas oportunidades. E não pense que isso é uma responsabilidade apenas das grandes empresas. Toda organização que vislumbra um futuro próspero precisa estar atenta a essas transformações.
É basicamente uma questão de liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos do que uma questão de tecnologia. Uma verdadeira transformação digital ocorre quando os modelos de negócios e métodos são reinventados por líderes corajosos, dispostos a aproveitar a oportunidade, mesmo sabendo dos riscos, e que estão realmente empenhados em desenhar seu próprio futuro, não esperando, em vão, que ele surja naturalmente. Grandes líderes é que irão conduzir a transformação digital, enquanto os outros simplesmente irão gerenciar sua queda livre provocada pela transformação digital.

Grandes Mudanças no Marketing na era de Transformações Digitais

A transformação digital está essencialmente relacionada ao modo de sua empresa pensar. É com essa frase que vamos falar sobre o que é essa transformação e qual é a sua real importância na rotina da sua empresa .
A transformação digital – dentro de uma empresa – é um ecossistema que torna tênues as linhas entre parceiros, clientes, colaboradores e a estratégia da companhia – logo, o dia a dia operacional é fortemente influenciado por este ecossistema, criando o jeito de ser de uma empresa. O importante papel dessa transformação – primordialmente cultural – é o quanto isto transforma a relação da sua empresa com o mercado e com as pessoas. Menos hierárquica e com mais responsabilidade nas pontas e uma inteligência decisória menos centralizada, seu negócio se torna mais voltado ao mercado sem prejudicar a sustentabilidade da sua estratégia no longo prazo.
O cenário de transformação digital não é apenas o mundo dos Facebook, Google e outras empresas da Internet. É basicamente uma questão de liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos.

O mercado, cada vez mais poderoso, é que determina o sucesso dos negócios. Os clientes valorizam custos (pay-per-use como exemplo), experiência (como autoatendimento, automação e personalização), e plataformas (como marketplaces e modelos de economia compartilhada). Podemos simplificar dizendo que o que puder ser digitalizado o será, o que puder ser compartilhado, o será e o que puder ser feito sem intermediários, o será.
Os impactos são grandes e mostram que as empresas que não souberem lidar com a transformação digital e entender como seus negócios recebem influência dela, consequentemente, não conseguirão se manter no mercado. Um estudo da Cisco e do IMD, realizado em 2015, revelou que, em cinco anos, a transformação digital faria desaparecer do mercado cerca de 40% das atuais empresas.

Sendo assim, é mais do que real a importância de potencializar as ações de marketing, levando-as para o caminho da transformação digital.
O marketing tradicional, com a criação de peças e campanhas publicitárias offline, já não é suficiente para atrair o público digital. Mais do que pensar em uma ação inovadora, os profissionais de marketing precisam de soluções que gerem engajamento, integrando os diferentes canais por onde passa o cliente. É necessário pensar em como a ação vai impactar os clientes e quais caminhos ela deve percorrer para chegar a um número cada vez maior deles.

Como colocar na prática estas Transformações no seu Marketing Digital ?

Analisando todo este cenário a Comtele entra em cena com ferramentas que conseguem inserir sua empresa no mercado digital adaptando as novas transformações. E é sobre as como utilizar estas ferramentas que vamos abordar agora.
SMS Marketing-> O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais. Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar. A grande vantagem de mandar torpedo Comtele, é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.

E-Mail Marketing-> Através da ferramenta de envio de Email Marketing Comtele você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambiente corporativo. Somado a isso, o fato de quase todo mundo ter um smartphone faz o email ganhar ainda mais força. Além disso, os emails são uma forma de contato mais direta e personalizada. Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e crebilidade do seu cliente junto a campanha enviada.

A Comtele possui uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser utilizada, que conta com funcionalidades de personalização e relatório detalhado sobre a campanha enviada. O que garante maior efetividade e resultado.
Aproveite agora mesmo e comece a utilizar estas poderosas ferramentas de comunicação com seu cliente e obtenha os resultados que deseja.